Como o lojista pode se preparar para as datas comemorativas

6586057657_7398037808_zA grande questão é estar ligado ao fluxo de caixa e ao estoque

Lojista não tem descanso. Mal termina o Natal, ele tem de se preparar para o Carnaval, depois para a Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e, novamente, Natal… Essas festas comemorativas são ótimas para impulsionar as vendas e não dá para se descuidar. “O lojista tem de fazer um cronograma anual, das possibilidades, seu público, uma retrospectiva do ano, ver o que vendeu mais nesses períodos, a demanda maior ou menor deste ou daquele produto para fazer um estoque adequado”, afirma Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomercio. “A grande questão é estar ligado ao fluxo de caixa e ao estoque. Não adianta comprar antes por estar mais barato e não ter onde guardar os produtos, gerar um estoque grande e não ter circulação e ficar sem caixa no momento.”

Guilherme Dietze: “A comunicação deve ser feita o ano inteiro”

Guilherme Dietze: “A comunicação deve ser feita o ano inteiro”

Ele recomenda inclusive acompanhar sempre os índices econômicos assim como o índice de confiança do consumidor. “Desta maneira, dá para diagnosticar se o consumo é maior ou menor em relação ao ano passado, o sentimento do consumidor quanto à economia e ao emprego, se ele está mais otimista ou pessimista. Notamos que os índices de confiança do consumidor ficaram no menor nível histórico e as vendas não satisfizeram as expectativas. O consumidor foi impactado pela inflação, pelo mau momento econômico, pela falta de previsibilidade do crescimento, o crédito ficou mais caro, as condições de compra não foram tão positivas. Para este ano, se está esperando um aumento de 2% em relação a 2013, tem de ajustar a demanda a uma variação parecida.”

Como enfrentar a concorrência

O assessor da Fecomercio destaca que o lojista tem de ser dinâmico, pois a concorrência é muito grande. Existem inclusive mecanismos gratuitos para provocar maior atratividade. “O comércio hoje se preocupa praticamente com o dia a dia, que não é fácil. Mas poderia ter um diferencial se utilizasse mecanismos online interessantes para atrair o consumidor tanto na pré-venda como na pós-venda. Não adianta fazer promoções vinculadas ao Natal antes da última data comemorativa anterior, que é o Dia das Crianças. É importante, a partir de novembro, preparar uma comunicação diferente para os clientes, mandar um e-mail convidando-os a visitar a loja e antecipar as compras para não pegar movimento intenso, oferecer desconto, um atendimento personalizado, enfim, fazer o consumidor se sentir prestigiado pelo estabelecimento. Há também mecanismos como o facebook, joga um modelo novo de produto que virá para o Natal, pergunta o que os clientes acham. Assim, o lojista pode avaliar os sentimentos das pessoas em relação à compra de determinado produto pelas redes sociais, sites, blogs, canais de venda. Dá para ter uma noção de quanto demandar desse produto, qual deve ser sua colocação na prateleira, se na frente ou no fundo, tem toda uma dinâmica que pode ser trabalhada.”

Além disso, ele ressalta que é importante treinar bem os vendedores. “Às vezes o comprador pede alguma informação e eles não sabem nada, têm de ficar perguntando para o gerente, o que gera um certo desconforto. E qualquer mau atendimento ou uma resposta demorada pode simplesmente fazer com que o cliente saia e entre na loja ao lado. É preciso entender o público, saber como se aproximar do consumidor e como fidelizá-lo.”

Não se pode esquecer também do pós-venda, que é pouco levado em consideração no Brasil. “A pessoa faz a venda e se esquece do consumidor”, conclui Guilherme. “Vale a pena, por exemplo, agradecer a compra, afirmando que gostaria de vê-lo mais na loja, oferecendo-lhe um crédito na próxima compra etc. A comunicação deve ser feita o ano inteiro porque aí o cliente conhece mais a loja, o gerente, o dono, o vendedor, e tem uma ligação maior.”

Matéria feita pela ML Jornalismo para a revista Christmas News, publicação da Grafite Feiras

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