Santo roteiro

Clique na imagem para ler a revista Cristmas News na íntegra - matéria das páginas 28 e 29 Santo Roteiro-2

Catedral da Sé, Igreja da Ordem Terceira do Carmo e de Santo Antônio iniciaram o triângulo histórico de São Paulo

As igrejas do centro velho de São Paulo são testemunhas da história brasileira e abrigam um verdadeiro tesouro da arte sacra produzida no período colonial. São imagens, talhas, afrescos e retábulos, relíquias que sobreviveram ao crescimento da maior cidade da América Latina. O marco data de 1554, quando jesuítas construíram uma capelinha no alto da colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, o atual sítio arqueológico Pateo do Collegio. Ainda nos anos 1500, outras ordens religiosas foram erguendo suas paróquias nas bordas da colina, a Matriz da Sé (1589), a Nossa Senhora do Carmo (1592) e a Santo Antônio (anterior a 1592), formando o que é denominado Triangulo Histórico de São Paulo.

A antiga Matriz da Sé deu lugar à atual Catedral Metropolitana de São Paulo, conhecida como Catedral da Sé, concluída em 1954. Não há quem não se impressione ao ver sua arquitetura neogótica e seus mosaicos, esculturas e mobiliário. Entre as curiosidades, está a cripta abaixo do altar com sepulturas de importantes figuras da história do Brasil, como os índios Tibiriçá, o Regente Feijó e o sacerdote Bartolomeu Lourenço de Gusmão, primeiro inventor brasileiro.

Em outro vértice do triângulo, nas terras doadas pelo bandeirante Brás Cubas, os carmelitas fundaram a Igreja do Carmo de São Paulo e, quatro anos depois, o convento da Ordem (demolidos em 1928). Permanece a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, com frontispício feito pelo escravo “mulato Tebas” e um importante conjunto de arte colonial paulista, como as pinturas do teto da capela-mor e painéis feitos pelo frei Jesuíno do Monte Carmelo, altar rococó do século XVIII e imagens do século XIX. 

Na Praça do Patriarca, encontra-se a igreja de Santo Antônio. A referência mais antiga sobre ela data de 1592, quando o bandeirante Afonso Sardinha legou dois cruzados à paróquia em seu testamento. A igreja passou por diversas intervenções ao longo dos séculos, mas resguardou verdadeiras belezas arquitetônicas e artísticas, a começar por sua fachada em estilo eclético e o altar-mor barroco. Em 2005, durante uma restauração, foram descobertas no forro do altar-mor impressionantes pinturas seiscentistas.

Outros templos, muitos existentes até hoje, foram inseridos na região a partir de 1600: a Capela Nossa Senhora de Assunção (que daria origem ao atual Mosteiro de São Bento, no Largo de São Bento), a igreja de São Gonçalo, na Praça João Mendes, e as igrejas de São Francisco e a da Ordem da Terceira de São Francisco, no Largo São Francisco, entre outras que fazem parte da história paulistana.

 

Serviço

Catedral Metropolitana de São Paulo

Praça da Sé, s/nº – Centro – Telefone: (11) 3107-6832 http://www.catedraldase.org.br

 

Igreja de Santo Antônio

Praça do Patriarca, 49 – Centro – Telefone: (11) 3242-2414

 

Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Avenida Rangel Pestana, 230 – Centro – Telefone: (11) 3119-1168

 

Matéria da ML Jornalismo para a revista Christmas News nº 38, publicação da Grafite Feiras

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s