Inovação marca decoração natalina

 Revista Christmas News 38 pág

Centros de compras, de entretenimento e espaços públicos apostam em cenários diferenciados para atrair público

 

Tudo começa pelo menos 12 meses antes, mas é no primeiro semestre do ano, quando são definidos os temas que irão encantar o público no Natal, que as empresas da área arregaçam as mangas. “Aceleramos nosso ritmo de trabalho neste período”, explica Ana Cecília Cipolatti, diretora de marketing da Cipolatti, companhia que em 2013 assinou a decoração de mais de 150 shoppings centers brasileiros. “As decorações estão cada vez mais espetaculares, o que justifica o aumento do investimento em aproximadamente 15%. Os shoppings esperam muito pelo Natal por ser a data de varejo que mais movimenta a economia e, com a abertura de novos empreendimentos, a concorrência está maior.”

 

Shoppings são os campeões em decorações

Em 2013, cerca de R$ 300 milhões foram investidos pelos shoppings só nas decorações natalinas. Tanto investimento tem retorno garantido: as vendas crescem mais de 30% nesse período. A maior demanda faz com que as empresas busquem cenários inovadores que, além de gerar aumento de vendas, surpreendam os visitantes e mudem a experiência de compra do consumidor. Os licenciados são temas cada vez mais utilizados. Personagens que fazem parte do universo infantil incorporados à magia do Natal dão uma atmosférica lúdica à decoração natalina. O cãozinho Doki, mascote do canal Discovery Kids, foi o escolhido pelo Shopping Market Place; o São Bernardo Plaza Shopping teve Bob Esponja e sua turma – com direito a uma árvore de Natal de 12 metros que soltava bolinhas de sabão para recriar o fundo do mar; a franquia de sucesso Toy Story, da Disney-Pixar, foi a eleita do Shopping ABC; o Shopping Jardim Sul fez o Natal Monstros S.A, também da Disney-Pixar; e o Shopping Tamboré trouxe um cenário natalino com os pássaros mais famosos do momento: os Angry Birds. 

Com o tema Fábrica de Brinquedos da Turma da Mônica, o Shopping Granja Vianna apresentou Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali num circuito inspirado em uma fábrica de brinquedos real. “Trabalhar com a Turma da Mônica sempre foi uma vontade da equipe do Shopping Granja Vianna”, revela a coordenadora de marketing Joyce Piloto. “Especialmente em 2013, quando foram comemorados os 50 anos da Mônica, personagem tão querida pelos brasileiros e que marcou diversas gerações. Vimos aí uma oportunidade de encantar toda a família, desde as crianças até os pais, que cresceram acompanhando a turminha. Foi uma experiência muito gratificante”.

 

A magia natalina

 

Aliando as férias das crianças à magia das festas de fim de ano, os parques de diversões se enfeitam para comemorar. Desde sua abertura, o Parque O Mundo da Xuxa, localizado no Shopping SP Marketing (SP), realiza ações especiais ligadas ao Natal. “Isso faz com que a visita fique ainda mais encantadora e mágica, transportando baixinhos e adultos para um ambiente alegre e iluminado nessa época tão especial”, diz Caroline Fátima, gerente de marketing e vendas do Parque. Ela revela que foram investidos R$ 80 mil na ação natalina. “Em 2013, houve um crescimento de 20% em relação a 2012 e, em novembro e dezembro, recebemos cerca de 80 mil visitantes – um período extremamente positivo”. A cada ano, a equipe de marketing pesquisa novidades e surpresas especiais ligadas ao entretenimento infantil e familiar. “No último Natal, foram apresentados a Parada Musical, com a Turma da Xuxinha embalando o público com músicas; a peça teatral Era uma vez de Natal e o Cantinho do Papai Noel, onde a garotada se encontra com o Papai Noel do Parque”, destaca Caroline.

O Hopi Hari, considerado um dos maiores parques temáticos da América Latina, situado em Vinhedo (SP), celebrou pela primeira vez O Natal Mágico. Criado com o patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil para ser a maior parada de Natal do estado de São Paulo, foram projetadas especialmente para a data uma Vila de Natal e uma Casa do Papai Noel, com a participação de mais de 50 personagens. “O Natal é um evento fantástico que mobiliza o mundo em torno de grandes sentimentos, reside na memória afetiva dos adultos e na fantasia das crianças. Não tenho dúvidas que este evento se tornará uma tradição no Hopi Hari”, diz Cristina Tuna, da diretoria de marketing e relacionamento. Por uma política interna, o parque não revela valores, mas adianta que, devido à repercussão positiva, a perspectiva é de investimentos maiores nos próximos eventos. “O primeiro ano apresentou uma oferta de excelência para viabilizar um evento de longo prazo no calendário anual do parque. O Natal Mágico aumentou o número de visitantes em relação a 2012, mas o principal retorno foi o encantamento que gerou, sendo um fator importante para que o visitante retorne em 2014 trazendo seus familiares e amigos”.

 

Matéria da ML Jornalismo para a revista Christmas News nº 38, publicação da Grafite Feiras

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