Sobloco Informa

capa sobloco.

Editorial

Uma herança maldita

Conforme dados do Instituto Trata Brasil, nosso País, com apenas 46% de seus cidadãos sendo atendidos pelo Sistema de Coleta de Esgoto, ainda está longe de poder se equiparar ao Primeiro Mundo nessa primordial questão. É uma situação que nos leva a chorar de vergonha e que se deve a uma tradicional ignorância carregada historicamente pelos nossos políticos-administradores, que sempre viram as obras enterradas do sistema de esgoto como de inexpressivo valor na contagem dos votos.

Esses números, trazidos aqui pelo presidente executivo do Instituto, espelham o quadro da gigantesca ignorância de nosso povo. Revelam um baixo nível de cultura, que se impõe como uma barreira na corrida que agora toma forma em maior porção em nossa sociedade no sentido de “buscar o tempo perdido”. Que cidade seria São Paulo se pudesse contar com seus rios Tietê e Pinheiros para o transporte e para o turismo? Que maravilha seria esta cidade com barcos navegando e trazendo tudo que há de bom para a nossa economia e o nosso lazer! Qual seria o beneficio em termos econômicos se pudéssemos contar com essa inesgotável e barata modalidade de transporte?

Mas, vejam bem: esta vitória só nos seria trazida pela revolução nas cabeças das pessoas que não mais deveriam admitir nossos rios como veículos para dejetos portadores de verminoses, cólera, hepatite e tantas outras doenças que se espalham em nosso meio. Trata-se da necessidade de se educar, educar, educar…
Transporte

Um setor em expanção
O metrô de São Paulo completou 38 anos de operação comercial com um recorde de passageiros: atende diariamente 4,7 milhões de pessoas nas cinco linhas existentes. Jurandir Fernandes, Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, ressalta: “O metrô é muito importante para a mobilidade urbana dessa grande metrópole”. Pág. 2
Saneamento

Situação preocupante
Apesar de ter havido ligeira melhora, o acesso da população brasileira ao saneamento básico ainda é preocupante, como atesta o Ranking do Saneamento Básico elaborado pelo Instituto Trata Brasil.
Pág. 3
Notícias

• Luiz Augusto Pereira de Almeida fala sobre bairros planejados em evento internacional
• Gafisa lança um megacomplexo multiuso no Espaço Cerâmica
• Renovada a certificação ISO 14001 da Riviera de São Lourenço
• Uma grande festa na entrega do Prêmio Atitude Ambiental

Sobloco Inforna nº 182, publicação da Sobloco Construtora produzida pela ML Jornalismo

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Jornal Sobloco Informa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s