A prioridade que precisamos dar à água e ao esgoto tratados em nossas cidades

Sobloco Informa nº 180 – julho 2012

Editorial

O entendimento do que vem a ser o respeito ao meio ambiente em nosso País, se por um lado cultiva o verde como prioritário no regramento dos espaços urbanos, por outro lado vem evidenciando uma enorme distorção nas ponderações que devem orientar as diretrizes desse regramento.

O “culto ao verde” passou a representar a grande preocupação daqueles que analisam, orientam e aprovam planos de urbanização. A mídia, inclusive, atraída pelo sensacionalismo e pela facilidade que encontra para impregnar este direcionamento tão facilmente aceito, vem seguindo a mesma linha e assim doutrinando nossa sociedade.

E, como resultado, a importante questão do meio ambiente em que vivemos tem evidenciado sérios desequilíbrios no comportamento da sociedade, que passou a dar menos atenção ao esgoto “in natura” correndo a céu aberto nas nossas cidades, do que à quase veneração que alimenta por uma árvore que, por mais que se destaque, um dia certamente irá morrer e em seguida será substituída.

Os males ao ser humano trazidos pela falta de tratamento de esgotos ou pela água poluída, tão comum em nossas cidades, são incomparavelmente mais graves e danosos do que o trato com manifestações da natureza em seus ciclos evolutivos.

É difícil, portanto, para aqueles que respondem por essas questões e que verdadeiramente se ocupam do futuro de nossas cidades verem tamanhas distorções comprometendo a saúde de nosso povo.

Quantos planos de urbanização estão se multiplicando em nosso País ao completo esquecimento ou até ignorância do que sejam as técnicas que regem o saneamento básico e que nem sempre são vistas como de absoluta prioridade por nossa população.

Matéria do Jornal Sobloco Informa nº 180, publicação da Sobloco Construtora produzida pela ML Jornalismo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Jornal Sobloco Informa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s