Tatiana Belinky sobre Monteiro Lobato

Tatiana Belinky, escritora

Sabe que o primeiro texto em português que caiu na minha mão – tinha 10 anos e eu nem falava português ainda, começava a arranhar só – foi um conto do Monteiro Lobato, que eu não sabia quem era e não sabia que importância ele teria mais tarde na minha vida. E nem era um livro comprado, era um folheto do Laboratório Fontoura sobre um remédio que eles distribuíam gratuitamente. E eu peguei e vi que tinha uma história lá com uma ilustração. E achei a história muito engraçada porque ele falava do caipira Jeca Tatuzinho, que tinha doença porque andava descalço, pegava bicho, pegava micróbios… Isso era para falar de remédio. Essa história ensinava que não tinha nada que andar descalço na lama porque pegava bicho e podia ficar doente. Aí o Jeca Tatu ficou tão impressionado que começou a andar de tamanco, ou sei-lá-o-que, e punha botinas até nas galinhas! Eu achei isso o máximo. Muito mais tarde eu fiz uma adaptação para a televisão e até para o cinema dessa história do Jeca Tatu com galinhas andando de botinas! E bem mais tarde eu conheci o Monteiro Lobato verdadeiro e foi uma paixão.

(…)

Quando o Monteiro Lobato apareceu na minha casa, foi ele quem nos procurou, por estranho que pareça, eu nunca teria coragem! Imagina se eu ia procurar Monteiro Lobato! A gente era muito admirador dele. Eu já era desde que li o Jeca Tatuzinho, mas imagina se eu teria coragem de procurá-lo para pedir autógrafo, essas coisas. Nunca! Eu tinha medo de conhecer as pessoas que eu admirava muito… E se de repente ele é um chato, de repente ele não é simpático e eu fico sem graça… E o Monteiro Lobato nós acabamos conhecendo muito…

(…)

O Monteiro Lobato contava que lia dicionário: quando ele ia procurar uma palavra, ele lia a página inteira e aprendia várias palavras. Por que não? As palavras de uma língua são muitas, muitas. Procurar uma melhor do que a outra…

(…)

* Entrevista concedida à ML Jornalismo

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em ML Jornalismo

Deixe um comentário

