Ruy Castro: Os livros me ensinam a viver

 

Conhecido e admirado como um dos maiores biógrafos do país, Ruy Castro já pesquisou detalhadamente a vida do dramaturgo Nelson Rodrigues em O anjo pornográfico (1992), do jogador Garrincha em Estrela solitária (1995) e da cantora Carmen Miranda, por quem ele confessa ter uma grande admiração e que resultou no fascinante Carmen – Uma biografia (2005).

Mineiro de Caratinga, estudou a fundo o estilo de viver e as características do Rio de Janeiro, cidade que adora e que reverencia em algumas de suas obras, como Ela é carioca – Uma enciclopédia de Ipanema(1999) e Carnaval no fogo – Crônica de uma cidade excitante demais (2003). Entre seus cerca de 50 livros lançados, destacam-se também o romance Era no tempo do rei (2007) e, o mais recente, O leitor apaixonado – Prazeres à luz do abajur (2009), que reúne crônicas do autor publicadas na imprensa.

A produção literária de Ruy Castro é intensa e começou ao mesmo tempo em que ele iniciou suas atividades no jornalismo. “Por incrível que pareça, sou formado em Ciências Sociais pelo atual Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro”, conta. “Fui o pior aluno da história da faculdade e, após colar grau em 1971, tive a hombridade de não buscar o diploma. Nem precisava. Já era jornalista aos 19 anos e nunca quis ser outra coisa. Passei por todos os veículos importantes da imprensa brasileira e me sinto realizado”.

O amor pelas letras ele não sabe dizer de onde veio, não tem explicação. “Fui criado numa casa sem livros. Em compensação, o que tinha de jornais e revistas… Meus pais liam três ou quatro jornais por dia e não sei quantas revistas por semana. E não jogavam nada fora. Cheguei sozinho aos livros desde o dia em que fiz 5 anos e ganhei de presente Alice no País das Maravilhas. E nunca me livrei deles, nem dos jornais. A leitura sempre exerceu influência marcante em minha vida, e isso inclui todos os gêneros, de ficção, ensaio e biografia, a história, crônica e humor: todos me ensinam a viver”.

Leitor incansável – “Acho que nunca passei um dia sem ler” -, Ruy Castroselecionou para a Revista Platero alguns livros e autores que fazem parte integrante de sua trajetória no universo literário:

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, tradução de Monteiro Lobato, foi, como eu disse, o primeiro livro que li. Ganhei no meu aniversário de 5 anos.

Poucas semanas depois, fui com meu pai a uma livraria para comprar meu primeiro livro. Acabei escolhendo Tarzan, o filho das selvas, de Edgar Rice Burroughs – era um livro mesmo, não uma edição em quadrinhos.

Nos anos seguintes, mergulhei em toda a literatura de aventuras: Ela, de H. Rider HaggardA ilha do tesouro, de Robert Louis StevensonOs três mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Depois, vieram os de terror: Drácula, deBram StokerFrankenstein, de Mary ShelleyJack, o estripador; e os policiais: todas as obras de Sherlock HolmesArsène Lupin e Shell Scott.

Li, então, O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e descobri os brasileiros:Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antonio de Almeida,Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e, olha só,Asfalto selvagem, de Nelson Rodrigues.

A esta altura, já tinha uns 12 ou 13 anos, macaco velho, e comecei a ler Kafka,SartreFitzgeraldHenry JamesLima BarretoMarques Rebelo etc. Mas, mesmo tendo lido toda a literatura ‘séria’ ao meu alcance, nunca tive a menor vergonha de voltar no tempo e reler ElaA ilha do tesouro ou qualquer livro doArsène Lupin. E, a cada releitura, consegui vibrar e sentir o mesmo prazer”.

 

Matéria da Revista Platero

http://www.revistaplatero.com.br/n4/leitor_indica.htm

Produzida pela ML Jornalismo para a Livraria Martins Fontes

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Revista Platero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s