Literatura fantástica – E se fosse verdade?

 

Engana-se quem pensa que a literatura fantástica tem pouco a oferecer. “Apesar de ser uma proposta lúdica, que visa acima de tudo à leitura prazerosa, ela contém referências históricas, utiliza elementos do cotidiano e, como toda literatura, traz nas entrelinhas informações importantes”, afirma o historiador e escritorJames Andrade. Em seu livro de estréia,Getsêmani – A verdade oculta, o fio condutor é a jornada de um personagem desmemoriado que, em busca da própria identidade, percorre locais e fatos históricos, numa investigação envolta em mistérios, conspirações e perigos sobre-naturais.
O objetivo desse tipo de leitura, segundo ele, é tirar um pouco as pessoas daquilo que acontece no dia-a-dia, convidando a uma viagem, a um mundo de fantasia onde existem seres sobrenaturais, fenômenos surpreendentes, suspense e aventura. Mas a montagem e a ambientação das histórias, assim como as reações e as interações dos personagens, mesmo que seja um lobisomem ou um vampiro, têm como base componentes da realidade. Atrás de tudo isso existe uma época, um senso comum, um autor e um leitor reconhecíveis.

“Os seres mitológicos, os lobisomens, os vampiros etc. têm uma origem histórica, podem ser situados. Bram Stoker inspirou-se em um conde da Idade Média, o Vlad Tepes, para criar o Drácula e dar mais sabor ao seu personagem. Na Idade Média, muitos acreditavam em vampiros e mudavam seu cotidiano em função disso. Acreditavam inclusive que São Jorge era um santo protetor contra essas criaturas que saíam à noite para se alimentar de sangue humano. Nos bestiários, livros que eram escritos nos mosteiros e falavam sobre a fauna, constam descrições de animais como unicórnios, quimeras, basiliscos e formas de evitar o contato com eles. Isso mostra que a questão do real, irreal, informação e não-informação é muito relativa. Tanta gente acredita em fantasmas (espíritos), quem pode garantir, sem um friozinho na barriga, que eles não existem?”

James constata que toda obra literária, real ou ficcional, exprime o ponto de vista do autor, ou seja, o que ele imagina ser a verdade e não os fatos exatos. Até uma biografia é contada sob a ótica de alguém e condicionada às suas expectativas do que poderia ter acontecido. Os textos literários sempre tratam do imaginário e se expressam por meio de metáforas. A diferença é que a literatura fantástica vê as coisas com mais maleabilidade. Sua missão é romper laços, escapar da realidade cotidiana e ousar na imaginação, propondo situações inovadoras.

No Brasil, a literatura fantástica tem evoluído muito, contando hoje com novos nomes de destaque. James Andrade cita o prestigiado André Vianco, que já começou estourando em vendas com seu livro Os sete; o eclético Nelson Magrini, autor de Relâmpagos de sangueOs guardiões do tempo e outros;J. Modesto, que busca inspiração em diferentes culturas, como a indígena, emAnhangá – A fúria do demônioLeonardo Brum, autor de Um mundo perfeitoJ.P. Balbino, com A seita do caosGiulia Moon, com Kaori – Perfume de vampira; e muitos mais.

Três desses autores – Nelson Magrini, J. Modesto e James Andrade – juntaram-se e criaram os encontros Fontes da Ficção, realizados na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, com o intuito de manter um contato direto com os leitores e conhecer suas opiniões e expectativas. Montaram também um site (www.fontesdaficcao.com.br) com informações e novidades sobre o tema. “É importante que as pessoas tenham mais conhecimento e percepção desse criativo universo literário, que oferece novas possibilidades e leva a ampliar os horizontes”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Revista Platero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s