Pilates: cuidados com o corpo e com a mente

 

A forma física não pode ser alcançada por mero desejo ou simples compra.
(Joseph Pilates)

Tudo começou quando um menino raquítico, asmático e com problemas reumáticos resolveu que iria se tornar um jovem esportista. Durante a Primeira Guerra Mundial, o alemão Joseph Pilates desenvolveu uma série de exercícios que levavam os pacientes a adquirir resistência física e curar seus males. Desta maneira, ele não só contribuiu para a cura de muitos doentes como também se tornou um atleta e, acima de tudo, causou uma revolução mundial na prática do condicionamento físico.

Bem-sucedido, o rapaz mudou-se para os Estados Unidos, onde desenvolveu uma série de aparelhos específicos para a prática dos exercícios, passando a divulgar o método Pilates, que ganhou inúmeros adeptos e seguidores. No Brasil, o Pilates tornou-se conhecido a partir dos anos 1990 e hoje é recomendado por praticamente todos os preparadores físicos.

“O método se adapta às pessoas e não as pessoas a ele, portanto pode ser praticado por quem quer que seja”, afirma Cecília Panelli, mestra em educação física e diretora da Pilates Brasil – Centro de Treinamento Internacional filiado à Power Pilates de Nova York. Autora do livro Método Pilates de condicionamento do corpo: um programa para toda a vida, ela explica que o método é um sistema alternativo de movimentos utilizados na reabilitação, pós-reabilitação e no condicionamento. “Seus princípios e benefícios podem ser utilizados e desfrutados tanto no leito hospitalar como no campo esportivo”.

O grande mérito de Joseph Pilates, segundo Cecília Panelli, foi o desenvolvimento do que ele chamou de Contrologia. “Consiste no estabelecimento de seis princípios básicos de controle do corpo: concentração, respiração, centralização, precisão, fluência e controle. Consta de mais de 500 exercícios no solo ou com o uso de equipamentos específicos e acessórios, que devem ser executados com supervisão, precisão e qualidade”.

Brooke Siler, uma das mais importantes personal trainers dos Estados Unidos, que dirige um estúdio para treinamento no método Pilates em Nova York, em seu livro O corpo Pilates ressalta que o método fortalece e tonifica os músculos, melhora a postura, dá flexibilidade e equilíbrio, une corpo e mente e resulta em um corpo mais delineado. “Seja pela nova consciência, seja pela insatisfação com os resultados de programas de exercícios da moda, nos últimos anos houve uma imensa onda de movimentos focados na mente-corpo. Talvez as pessoas tenham entendido que sem esforço não há recompensa, mas isso implica muito tempo dentro de academias. Agora, no entanto, elas começam a perceber que, embora o exercício deva ser parte da vida, tem de sê-lo de modo prazeroso. Com o Pilates, pode-se minimizar o tempo gasto na academia ou em frente a um vídeo de exercícios e maximizar os resultados conseguidos com o treino do corpo todo… Se o objetivo de se exercitar é equilibrar o corpo, aumentando a circulação sanguínea e a resistência, diminuir o estresse, melhorar a aparência e se sentir bem, não se pode deixar de lado o único método que provou sua habilidade em conseguir todas essas coisas”.

Existem muitos livros sobre Pilates, entre eles: Pilates com elástico no Brasil, de Teresa Camarão; Pilates para você – Um guia completo para prática de Pilates em casa, de Ann Crowther e Helena Petre; Desafios do corpo Pilates – Na academia, em casa e no dia a dia, de Brooke Siler; Pilates – Modele seu corpo e transforme sua vida, de Lesley Ackland; Pilates ao seu alcance, de Alycea Ungaro, Pilates para as costas, de Tia Stanmore; Pilates – 101 exercícios passo a passo, de José Rodrigues; Método Pilates na água, de Andréa Melo.

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