Menos impostos e mais serviços

Cidadania

Por um Brasil mais eficiente

Crédito: Edi Pereira

Roberto Teixeira da Costa: “O governo gasta muito e, o que é pior, gasta mal”

 

 

 

Um grupo de pessoas de destaque em várias áreas se mobilizou para criar o Movimento Brasil Eficiente. “Menos impostos e melhores serviços é a nossa proposta”, afirma o economista Roberto Teixeira da Costa. “É necessário a simplificação da estrutura tributária para possibilitar o desenvolvimento do País”.

 

 

Criado em julho de 2010 para fornecer subsídios e apresentar propostas aos candidatos à Presidência da República, o Movimento Brasil Eficiente elegeu como prioridade a reforma tributária. “Vivemos um emaranhado tributário”, constata o economista Roberto Teixeira da Costa, um dos idealizadores do movimento. “Temos um sistema excessivamente complexo, difícil de digerir e socialmente injusto porque tributa da mesma maneira as pessoas de maior e de menor renda. Ineficiente, é um forte estímulo à sonegação”.

Entre as propostas do Brasil Eficiente, destacam-se a simplificação e racionalização da estrutura tributária brasileira, reduzindo a quantidade dos impostos e das contribuições assim como seus valores; a redução gradual da carga tributária ao longo da próxima década; transparência total na cobrança dos tributos incidentes sobre a circulação econômica com a adoção do IVA – Imposto sobre Valor Agregado, reunindo os impostos federais (Cofins e PIS) e os federativos (ICMS e ISS), e permitindo que o contribuinte, além de pagar uma única vez, saiba quanto realmente está pagando.

 

Um apelo à nova presidente

Reunindo o setor produtivo nacional, federações empresariais, empresas de segmentos variados e a sociedade civil, o movimento busca sensibilizar a nova presidente quanto à necessidade das reformas estruturais. “É uma ideia recorrente, mas não se pode perder a oportunidade, pois algumas reformas só são implementadas após o processo eleitoral”, observa Teixeira da Costa. “Como se trata de tomar decisões difíceis, se o governante não se dispuser a fazê-lo quando tem um cacife político importante, dificilmente vai fazê-lo mais para a frente. A reformulação parcial do Congresso, com a entrada de gente nova, é um fator a mais para permitir essas reformas”.

De acordo com o economista, todas as reformas são necessárias, sendo a tributária a mais premente e a política a mais difícil. “O sistema brasileiro é anacrônico, dissociado da realidade. Mas é complicado: como os políticos vão legislar sobre algo que mexe com seus direitos, que altera as regras do jogo? Não se pode deixar de lado também a reforma da Previdência. Estamos vivenciando no Brasil o mesmo que acontece em todo o mundo: as pessoas estão vivendo mais e a carga daqueles que suportam os aposentados é cada vez maior. Além disso, é necessário uma reforma trabalhista, pois a legislação brasileira nessa área é de 1946. Em quase 70 anos, o mundo mudou e a globalização nos impõe novas realidades”.

 

Um entrave ao desenvolvimento

Crédito: Edi Pereira

“Temos um sistema excessivamente complexo, difícil de digerir e socialmente injusto porque tributa da mesma maneira as pessoas de maior e de menor renda"

Para Roberto Teixeira da Costa, a atual carga tributária brasileira, em torno de 33% do PIB, atrapalha o desenvolvimento do país. “O problema é que o governo gasta muito e, o que é pior, gasta mal. Se os tributos fossem voltados basicamente para investimentos, suprindo as necessidades de infraestrutura, provendo serviços como segurança, educação e saneamento, não teriam esse impacto negativo. O problema é que grande parte desses impostos vai para custeio e não para investimento”.

Com sua experiência internacional e também como primeiro presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Teixeira da Costa lembra que antigamente era muito difícil vender o Brasil lá fora. “Ninguém confiava num país que não tinha uma moeda forte e vivia uma inflação altíssima. Ninguém investe sem previsibilidade, sem o conhecimento das regras do jogo. Nos últimos anos, o Brasil passou a ser visto de outra maneira, com credibilidade, confiabilidade, previsibilidade. Em termos comparativos, olhando para nosso entorno, nós melhoramos. Poderíamos ter feito muito mais, mas conseguimos passar da segunda para a primeira divisão, nos destacando no cenário internacional. Sou otimista quanto ao futuro do país. O grande salto já demos, agora temos de buscar o aperfeiçoamento e sanar alguns pontos críticos que ainda ficaram”.

* Sobloco Informa – Publicação da Sobloco Construtora S.A. – Empresa de Desenvolvimento Urbano – Dezembro 2010 – Ano 33 – Nº 174

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Jornal Sobloco Informa

2 Respostas para “Menos impostos e mais serviços

  1. Francisco pereira neto

    Ta bom,,,eu espero que o meu comentario passe na censura,,afinal a democracia em se tratando de cidadão comum como eu não tão liberal assim!!!

    Curtir

  2. Francisco pereira neto

    Olha, eu sou meio inutil aqui, porque eu fico olhando nos meios de comunicações, os grandes ancoras criticos e comentarista em todos os seguimentos decer a lenha nos homens da administração e nada acontece!!!!,,,,, Para o meu ponto de vista,,ponte de vista, este, que devido eu ser analfabeto, eu mesmo, o intitulei (PONTO-DE-VISTA-DE-UM-BURRO),, a saida para mudar pra melhór tudo nesse pais,, o primeiro passo seria tentar mudar a cabeça da sociedade em relação os nossos direitos,,,, porque todo mundo faz um bla,bla,bla danado mais na hora H ninguem faz nada,,para ser sincero,,, nem cobrar, ninguem sabe aquem de direito,,,,e outra coisa que já criou raiz, é esta coisa chamada (PODER),,, pelo amor de Deus, poder que nada,,,, esses senhores ai que vai desde os vereadores até o presidente da republica,,, são apenas o nossos empregados,, o que tem de fazer é mudar os valores,,como nas empresas privadas,, quem manda são os donos,, nessa grande empresa chamada (BRASIL) quem manda são os empregados,,,, e enquanto for assim eu duvido, critico e pago pra ver as mudanças,,, afinal esses empregados cheios de razão vão dar tiros nos próprios (pés),,,é ruimm hem!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s