Para tirar da estante!

O retrato do rei (Companhia das Letras, 1991), escrito por Ana Miranda, é um romance cativante, recheado de detalhes e impregnado de História. O livro transparece a extensa pesquisa realizada pela autora, que consegue fazer o leitor sentir os aromas, os medos, os amores e os costumes da época do Brasil Colônia, e se dar conta de como era selvagem a vida do sertão mineiro no início do século 18.
O contexto da narrativa é a Guerra dos Emboabas, quando os paulistas – descobridores do ouro nas Minas – resolvem expulsar os forasteiros, que se instalaram na região e enriquecem às custas do ouro descoberto por eles.
A história tem início quando a fidalga Mariana de Lancastre, que vive no Rio de Janeiro, recebe a notícia de que seu pai está à beira da morte nas Minas do Ouro e resolve ir ao seu encontro. Protegida pelo corajoso Valentim, um paulista desbravador das ricas terras mineiras, Mariana faz o longo trajeto do Rio de Janeiro a Ouro Preto. A convivência durante a viagem desperta uma paixão secreta e intensa nos dois, e a expectativa em torno dessa paixão acompanha o leitor por toda a narrativa.
Tomado pela disputa do ouro, o sertão torna-se cada vez mais selvagem e perigoso. Apenas o rei poderia amenizar os conflitos, mas a única prova de que a Coroa está a favor dos descobridores do ouro – o retrato de Dom João V, enviado pelo próprio rei aos paulistas – se perde antes de chegar a seu destino, desencadeando uma sangrenta guerra.
Em O retrato do rei, a arrogância, a brutalidade e a corrupção dos poderosos se mesclam à coragem e ao amor de Mariana e Valentim. O ritmo acelerado, a riqueza de detalhes e a linguagem simples – que em nenhum momento deixa de se manter fiel à época – envolvem o leitor da primeira à última página.

Deixe um comentário

Arquivado em Livro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s